Crie o seu

Histórico

O Centro de Ensino Vespasiano Ramos está situado à Rua Bandeirantes, s/nº - Bairro Vila Nova, mantida pelo Governo do Estado nos termos da legislação em vigor.
            Nossa história é referenciada pelo Frei Epifânio da Abadia, um sacerdote exemplar que dedicou sua vida às causas cristãs e sociais. Foi um vigário da paróquia São Francisco que, percebendo as necessidades da comunidade, oportunizou um local de formação básica na capela Menino Jesus de Praga.  A construção do prédio se deu no final do ano de 1976, no governo de Dr. Nunes Freire e na administração do interventor Barateiro da Costa. Desde então funcionou do Pré-Escolar à 4ª Série nos turnos matutino e vespertino.
            Em março de 1986 foi reconhecida como escola de 1º Grau de acordo com  a resolução nº 93/86 CEE-MA e passou a funcionar como Escola Municipal de 1º Grau Vespasiano Ramos.
            Em 1994 foi estadualizada pelo Governador José de Ribamar Fiquene e houve mudança de nome para Unidade Integrada Vespasiano Ramos, conforme resolução e nº 210/96 CEE.
            Nos anos de 2001-2002 fez parte do programa “Viva Educação” implantado pelo Governo do Estado,             atendendo três turmas de tele-salas em caráter de extensão do Complexo Educacional Jonas Ribeiro.
            Em 2002 foi autorizada a funcionar o Ensino Médio Regular de acordo com a resolução de nº 82/2000 do CEE- processo 134/2003 do CEE. E a partir de então o Ensino Fundamental (1ª a 4ª série) esteve em processo de eliminação.
            Atualmente a escola encontra-se autorizada e reconhecida pelo CEE                          em três modalidades de ensino: Ensino Fundamental Regular – 7ª e 8ª séries (Resolução 093/86 - CEE), Ensino Medio Regular (Resolução 151/06 - CEE), e Ensino médio – EJA –.
            A escola funciona com o Colegiado Escolar e Caixa Escolar.
            Patrono e Biografia – Joaquim Vespasiano Ramos nasceu no dia 13 de agosto de 1884 em Caxias – MA, e faleceu em 26 de dezembro de 1916 em São Luis-MA, foi poeta e comerciante.

0 comentários:

Postar um comentário